Inversor Off-Grid- Perguntas Frequentes | NeoSolar

Inversores OFF-GRID

1. Qual a diferença entre utilizar um Inversor de Onda Senoidal Pura e um de Inversor de Onda Senoidal Modificada?

O inversor de onda senoidal pura se aproxima mais da forma de onda senoidal que é fornecida pela concessionária, podendo ser utilizado em qualquer tipo de aplicação (motores, geladeiras, freezers), enquanto o inversor de onda senoidal modificada não consegue alimentar qualquer tipo de carga - sendo indicado, por exemplo, para sistemas de iluminação, notebooks e outras aplicações mais simples.


  1. Saiba qual a diferença entre um Microinversor e um Inversor String
  2. Entenda o que é um Inversor Solar

2. Posso ligar meu Inversor na Saída de Carga (Load) do Controlador de Carga?

Não, os inversores sempre devem ser ligados em paralelo com as baterias estacionárias, pois, ao acionar uma carga, a demanda de corrente elétrica que o inversor demandará é alta - ou seja, se for ligado no controlador de carga o aparelho pode vir a queimar.

3. Posso ligar quantos equipamentos em meu Inversor?

A quantidade de equipamentos que pode ser ligada a um inversor é limitada pela potência do próprio inversor (ou seja, se somarmos a potência dos equipamentos que desejamos ligar, temos a potência contínua mínima para escolher o inversor). 

A grosso modo, se tivermos TVs, roteadores, lâmpadas, geladeiras e o consumo desses equipamentos somados for 800W, precisamos de um inversor que nos forneça no mínimo essa potência (um exemplo é o Inversor Senoidal Epever IPower Plus IP1500, que fornece 1500 Watts e poderia alimentar um sistema desse tipo sem problemas).

4. O que é a Potência de Surto de um Inversor Solar?

Os inversores contam com uma especificação chamada potência de surto (um valor de potência que corresponde a um valor acima do valor de potência nominal do inversor).

A potência de surto serve para suportar equipamentos que tenham um surto de corrente quando começam a operar. Um exemplo são as geladeiras, que podem consumir 8 vezes sua potência normal no momento que são ligadas. Assim, é possível utilizar um inversor de potência nominal menor, mas que dê conta do surto da geladeira sem precisar de um equipamento muito robusto para suportar essa potência.

5. Os inversores de sistemas solares fazem a variação de frequência?

Sim, somente das frequências comerciais de 50Hz e 60Hz usadas em equipamentos do cotidiano. Apenas essas frequências são configuráveis, em uma alteração que é feita através de uma chave de posição no equipamento, de fácil operação em sua carcaça.

6. Posso ligar os Inversores em paralelo na saída, somando a capacidade deles?

Não é todo inversor que suporta esse recurso, que se chama paralelismo de inversores (quando basicamente somamos a potência de diferentes inversores). É preciso checar, no momento da compra, se o inversor adquirido possui a função de paralelismo - que não é comum em inversores destinados somente a sistemas Off grid.

Se equipamentos sem a função de paralelismo forem colocados em paralelo, ocorrerá um curto-circuito entre os equipamentos, provocando sérias avarias. 

7. Posso ligar o inversor off grid em baterias de lítio?

O inversor IP PLUS possui duas versões: T e T-BR. Os inversores da versão T são compatíveis com o uso de baterias de Lítio, graças ao sistema de supressão de surto integrado nos inversores. Por outro lado, os inversores T-BR e os inversores da ZTROON, embora teoricamente possam ser utilizados com baterias de Lítio, não possuem o sistema de supressão de surto. Isso significa que há uma possibilidade de que esses inversores não consigam lidar adequadamente com o surto de energia das baterias de Lítio e interpretem erroneamente como um curto-circuito.

8. O que é um BMS e qual é a sua função?

BMS é a sigla para "Battery Management System" ou Sistema de Gerenciamento de Bateria, em português. Ele desempenha um papel fundamental na supervisão e controle das baterias em sistemas de armazenamento de energia. O BMS tem a responsabilidade de monitorar diversos parâmetros das baterias, como nível de carga, temperatura, tensão e corrente. Além disso, ele desempenha um papel crucial na proteção das baterias, evitando sobrecargas, descargas excessivas e condições de operação prejudiciais.

No contexto do IP PLUS, o BMS Link tem a função de conectar o sistema de BMS da bateria ao sistema do inversor. Essa integração é essencial para garantir a comunicação e coordenação adequada entre a bateria e o inversor, permitindo um desempenho otimizado e seguro do sistema de armazenamento de energia. 

9. Monitoramento Remoto

O monitoramento remoto pode estar disponível, variando de acordo com o modelo, a interface do equipamento e o catálogo oferecido pelo fabricante.

Em equipamentos como iPower Plus, iPower, Xtra, Tracer e Upower Hi, existe a possibilidade de comunicação e monitoramento local e/ou remoto dentro do catálogo do fabricante.

10. É normal que a ventoinha do inversor Ztroon fique ligada o tempo todo?

A operação contínua da ventoinha do inversor Ztroon pode variar e depende de várias condições. 
Em muitos casos, a ventoinha é ativada quando o inversor está sob estresse, ou seja, quando está operando em cargas mais pesadas ou em condições de temperatura elevada. Os inversores Ztroon são projetados com inteligência na parte de refrigeração, para garantir o resfriamento adequado do sistema.

A ativação da ventoinha depende principalmente da potência que está sendo demandada do inversor e da temperatura interna do equipamento. Em situações em que a potência ou a temperatura interna aumentam significativamente, a ventoinha é acionada para manter o inversor dentro de limites seguros de temperatura.

11. Quais baterias são compatíveis com o Upower-Hi da Epever?

Com mais opções para armazenamento, o inversor UPower-Hi permite trabalhar tanto com baterias de chumbo-ácido quanto baterias de lítio, além de possibilitar o uso do sensor de tensão remoto para bateria.

12. Quais baterias são compatíveis com o Upower-Hi da Epever?

A configuração dos parâmetros de carregamento do inversor devem ser seguidas criteriosamente, pois é um aspecto crítico para garantir o desempenho adequado do sistema. 

A configuração das tensões e tipo de bateria usada, garante segurança, autonomia e a vida útil esperada para o banco de baterias.

Recomendamos configurar o inversor exatamente de acordo com a configuração do banco de baterias, para que o sistema reproduza a realidade.

Fique atento as regras de associação e baterias:

Quando as baterias estão ligadas em série, coloca-se a soma das tensões das baterias. Da mesma forma, quando as baterias estão ligadas em paralelo, coloca-se a soma das capacidades de corrente delas. Em sistemas mistos que envolvem configuração série/paralelo, é essencial somar as tensões das baterias em série e as correntes das baterias em paralelo. 

Essas configurações corretas garantem que o inversor funcione de maneira eficiente e confiável, atendendo às demandas específicas do seu sistema de energia híbrida.

13. Posso configurar o Inversor Upower-Hi da Epever para priorizar mais a energia solar do que a energia da rede?

O inversor permite escolher 4 modos para operação: prioridade solar, prioridade rede, solar junto à rede e solar puro.

14. Posso utilizar um inversor Upower-Hi da Epever em regiões litorâneas?

Devido ao seu grau de proteção IP-30, o Inversor Upower-Hi da Epever, não é recomendado para regiões litorâneas, ou para locais onde há presença de maresia ou umidade. Para regiões onde há presença de maresia ou umidade, é recomendado um inversor IP-65 ou superior.

15. Quais as proteções elétricas e térmicas dos inversores Senoidal Epever IPower Plus?

Proteção contra inversão de polaridade, curto-circuito, sobretensão e sobrecarga, além de um ventilador interno para dissipar o calor.



Precisa de uma ajuda adicional?

Entre em contato clicando aqui ou abra um chamado conosco.

    • Related Articles

    • Inversor Híbrido On + Off Grid

      1. Os Inversores On + Off necessitam de baterias para funcionar? Não. Os inversores também operam com On Grid e, portanto, não são necessárias baterias para que funcionem.  Saiba o que é um Microinversor Inversor Solar: Tudo Sobre Aprenda sobre ...
    • Inversor Híbrido Off Grid (Inversor-Carregador)

      1. O que um Inversor Solar Híbrido faz? Um inversor solar híbrido, geralmente, é a combinação de um controlador de carga, carregador de baterias e um inversor solar em um mesmo equipamento. Esses inversores podem ser usados em projetos de sistemas ...
    • Microinversor

      1. Existe sistema de monitoramento para Microinversores? Sim, existem sistemas para fazer o monitoramento de microinversores - que, inclusive, permitem que seja visualizado individualmente o quanto cada placa consegue entregar em potência para um ...
    • Material Elétrico (Cabos e Conectores)

      1. Os cabos elétricos solares são diferentes dos cabos comuns? Sim, basicamente os cabos comuns têm uma aplicação distinta, então também possuem propriedades distintas. Os cabos solares, por exemplo, contêm um isolamento maior que os comuns e possuem ...
    • Bateria para Energia Solar

      1. Posso utilizar uma Bateria Automotiva em um Sistema Solar? Isso não é recomendado. As baterias automotivas não são projetadas para fornecer energia da forma necessária para sistemas Off Grid de Energia Solar Fotovoltaica (que possuem descargas ...