Inversor Híbrido Off Grid - Perguntas Frequentes | NeoSolar

Inversor Híbrido Off Grid (Inversor-Carregador)

1. O que um Inversor Solar Híbrido faz?

Um inversor solar híbrido, geralmente, é a combinação de um controlador de carga, carregador de baterias e um inversor solar em um mesmo equipamento. Esses inversores podem ser usados em projetos de sistemas solares híbridos que, além de fornecer energia elétrica durante o dia,  também armazenam energia com baterias para utilização nos horários em que não houver sol.

  • Saiba qual a diferença entre um Microinversor e um Inversor String
  • Saiba o que é um Inversor Grid Tie
  • Entenda o que é um Inversor Solar


  • 2. O Inversor Híbrido Off Grid injeta energia na rede?

    Não, embora alguns desses equipamentos possuam entrada de rede elétrica convencional para alimentar as cargas que estiverem conectadas nele, a energia gerada nunca será injetada na rede elétrica.

    A injeção na rede é uma funcionalidade disponível apenas em inversores On Grid e Inversores Híbridos On Grid. Esses equipamentos, além de oferecer os componentes e funções necessárias para paralelismo e sincronização com a rede elétrica da concessionária, possuem uma série de proteções para que essa operação seja feita de forma segura.

    3. O Sistema Híbrido Off Grid economiza energia como o On Grid?

    Sim, economiza. Porém, como não há devolução para a rede, a energia gerada e não consumida instantaneamente é utilizada para carregar as baterias (caso elas estejam descarregadas ou parcialmente carregadas).

    Durante um dia de sol, com geração normal, se as baterias estiverem carregadas e não houver consumo na saída do inversor, a energia gerada será eliminada.

    Ou seja: há economia no Sistema Híbrido Off Grid de Energia Solar Fotovoltaica, porém não igual a um Sistema Fotovoltaico On Grid.

    4. Qual a diferença entre um Inversor Híbrido Off Grid e um Inversor Híbrido On Grid?

    A principal diferença é que o Inversor Híbrido On Grid possui os componentes, funções e proteções para operar em paralelo e sincronizado com a rede. Já o Inversor Híbrido Off Grid não possui os recursos para esse tipo de operação.

    É importante lembrar que para injetar energia na rede é necessário que a instalação esteja homologada na concessionária. Para fazer isso, o inversor deve possuir as certificações para esse tipo de operação.


    5. O sistema com Inversor Híbrido irá fornecer eletricidade quando houver queda de energia na rede?

    Sim. Uma das funções mais procuradas em inversores híbridos é a possibilidade de manter o fornecimento de energia elétrica em momentos de faltas de energia (blecaute, apagão ou algum outro incidente). Esse recurso pode ser utilizado ou não, de acordo com as premissas definidas no projeto.

    É importante ressaltar que há uma série de questões técnicas que devem ser observadas para esse tipo de operação, além da necessidade de adequação na instalação elétrica para alimentar as cargas que estarão ligadas no barramento de backup/emergência.
     
    A observação desses detalhes garante um bom funcionamento de todo o sistema fotovoltaico, sem causar dano ao inversor solar, aos demais equipamentos das instalações e às pessoas.

    6. É possível usar o Inversor em um motorhome e conectar a rede à noite para carregar as minhas baterias?

    Sim, o inversor pode ser usado em motorhomes ou embarcações. O sistema pode operar de forma independente (Off Grid), e, quando for possível, pode ser conectado à rede elétrica para recarregar as baterias.

    7. O Inversor Solar Híbrido pode funcionar sem bateria solar?

    Alguns modelos possuem esse recurso. Para tanto, nesse modo de operação (sem bateria estacionária) é obrigatório que o inversor esteja ligado à rede elétrica (que fornecerá a energia necessária se a energia solar não for suficiente). Quando a geração solar ultrapassar o consumo, o excedente será eliminado.

    Apesar de funcionarem sem rede elétrica e sem bateria solar, os fabricantes dos equipamentos com esse modo de operação não recomendam essa operação em regime permanente.

    8. O Inversor pode ser usado somente como Nobreak sem usar Placas Solares?

    Sim, para uso como nobreak ou backup utilizam-se as baterias como fonte de energia nos momentos de falta de energia da concessionária.

    9. O equipamento ficará ligado o tempo inteiro? É necessário desligá-lo?

    Nas aplicações mais comuns o equipamento fica constantemente ligado, mas ele pode ser desligado e acionado manualmente quando necessário. Isso vai depender das premissas e necessidades adotadas no projeto.

    10. Por que instalar um Inversor Híbrido Off Grid mesmo tendo acesso à rede elétrica?

    Um sistema com esse tipo de inversor oferece três grandes vantagens:

    1. Economia de Energia: é possível consumir energia direto do sistema com energia solar e não utilizar a rede elétrica na maior parte do dia, o que gera economia na conta de luz;

    2. Back up na falta de energia: o inversor híbrido consegue fornecer energia (solar e/ou com bateria) em momentos de falta de fornecimento de energia pela concessionária É possível também utilizar a rede para manter as baterias carregadas caso a geração solar não seja suficiente;

    3. Não necessita de registro/homologação: para sistemas com inversor híbrido off grid não há necessidade de homologação e aprovação junto à concessionária de energia elétrica.

    11. Qual a melhor arquitetura de um sistema com um Inversor Híbrido?

    Há várias formas de configuração, porém isso dependerá da aplicação desejada no sistema:

    1. Sistema solar totalmente isolado (Off Grid):

    Utilizado em locais remotos e isolados ou com difícil acesso à rede elétrica, porém sem apoio de qualquer outra fonte de energia.

    1. Sistema solar totalmente isolado com gerador

    Mesma configuração do item anterior, porém com apoio de uma segunda fonte de energia, como gerador a diesel/gasolina.

    1. Sistema solar urbano com rede, sem ciclagem diária da bateria

    Utilizado em locais com acesso à rede elétrica, mas que querem ter o suporte do sistema fotovoltaico em casos de falta de energia.

    1. Sistema solar urbano com rede, com ciclagem diária da bateria

    Também utilizado em locais com acesso à rede elétrica, porém aproveitando prioritariamente o sistema fotovoltaico como fonte de energia, deixando a rede elétrica como suporte em caso de falta de energia da bateria.

    1. Sistema de nobreak sem painel solar

    Utilizado em locais com acesso à rede elétrica, principalmente em aplicações que necessitam energia elétrica em caso de quedas da rede, mas sem a necessidade de geração fotovoltaica.

    12. Qual o passo a passo da montagem? Qual a configuração que devo colocar no Inversor?

    A montagem deve ser realizada de acordo com o manual dos equipamentos, normas, recomendações e acompanhado de um responsável técnico. Recomenda-se que a configuração seja realizada de acordo com os limites informados pelos fabricantes de todos os equipamentos do sistema, bem como as premissas adotadas em projeto.

    Acesse o manual dos Inversores Híbridos nos links abaixo:
    1. Inversor Híbrido Off Grid Upower;
    2. Inversor Híbrido Off Grid Upower-Hi.



    Precisa de uma ajuda adicional?

    Entre em contato clicando aqui ou abra um chamado conosco.
      • Related Articles

      • Inversor Solar de Onda Senoidal

        1. Qual a diferença entre utilizar um Inversor de Onda Senoidal Pura e um de Inversor de Onda Senoidal Modificada? O inversor de onda senoidal pura se aproxima mais da forma de onda senoidal que é fornecida pela concessionária, podendo ser utilizado ...
      • Microinversor

        1. Existe sistema de monitoramento para Microinversores? Sim, existem sistemas para fazer o monitoramento de microinversores - que, inclusive, permitem que seja visualizado individualmente o quanto cada placa consegue entregar em potência para um ...
      • Material Elétrico (Cabos e Conectores)

        1. Os cabos elétricos solares são diferentes dos cabos comuns? Sim, basicamente os cabos comuns têm uma aplicação distinta, então também possuem propriedades distintas. Os cabos solares, por exemplo, contêm um isolamento maior que os comuns e possuem ...
      • Controlador de Carga Solar

        1. Qual a função do Controlador de Carga Solar? O controlador de carga solar funciona como a boia da caixa d’água. Assim como a caixa d'água fecha quando a caixa está cheia (para não transbordar), o controlador de carga controla a carga das baterias ...
      • Bateria para Energia Solar

        1. Posso utilizar uma Bateria Automotiva em um Sistema Solar? Isso não é recomendado. As baterias automotivas não são projetadas para fornecer energia da forma necessária para sistemas Off Grid de Energia Solar Fotovoltaica (que possuem descargas ...