Bateria para Energia Solar - Perguntas Frequentes | NeoSolar

Bateria para Energia Solar

1. Posso utilizar uma Bateria Automotiva em um Sistema Solar?

Isso não é recomendado. As baterias automotivas não são projetadas para fornecer energia da forma necessária para sistemas Off Grid de Energia Solar Fotovoltaica (que possuem descargas prolongadas). Quando utilizadas em sistemas Off Grid, as baterias automotivas possuem vida útil extremamente curta.


2. Qual a diferença de uma Bateria Solar (Estacionária) para uma Bateria Automotiva?

A bateria automotiva é projetada para fornecer alta potência por um curto período de tempo. Por sua vez, a bateria estacionária produzida para sistemas de energia solar é projetada para fornecer energia por um período prolongado.

Uma analogia que nos ajuda a entender a diferença entre as baterias é: a bateria automotiva é como um corredor velocista - que entrega muita potência, mas em um curto período de tempo e depois necessita descansar (recarregar). Já em um automóvel, a bateria entrega muita potência quando o motorista dá partida no motor, e já em seguida o alternador começa a carregá-la.

Já a bateria estacionária seria similar a um maratonista, já que entrega uma potência considerável por um longo tempo, sem precisar “descansar”. Dessa forma, ela pode ser usada durante a noite quando não temos sol, entregando a potência por um longo período.

3. Como calculo quantas horas de autonomia uma Bateria pode me fornecer?

Cada fabricante de baterias dispõe uma tabela de operação das baterias. Essa tabela informa quanto de corrente conseguimos usar de cada bateria com relação ao tempo. 

Veja o exemplo abaixo:
Bateria Solar AutonomiaTabela de autonomia de uma bateria estacionária para energia solar fotovoltaica

Na tabela acima temos um exemplo da bateria Freedom Heliar - que mostra os modelos de bateria e o tempo de uso em horas e minutos. O exemplo é do modelo DF3000 utilizado por 20 horas (que é o padrão usado para cálculo de sistemas solares, conhecido como curva C20). Na tabela vemos que a DF3000 possui capacidade de 170Ah quando descarregada de forma constante por 20 horas. Utilizando esse valor de capacidade e dividindo-o pelo tempo de uso (170Ah / 20hrs) chegamos à corrente de descarga 8,5A da bateria.

4. Como escolher a Bateria Solar certa para o meu consumo?

Como o consumo é dado em Watts, precisamos fazer algumas contas. Por exemplo: se uma TV, um roteador e algumas lâmpadas consumirem juntos 100W, dividiremos a potência pela tensão do banco de baterias para obter a corrente consumida.

Nesse caso, uma bateria tem 12V. Então fazemos o cálculo: 100W/12V=8,33A.

Logo, a DF3000 seria a bateria ideal para esse consumo por hora (cálculo ilustrativo sem consideração de perdas).

5. Qual o local mais indicado para armazenar uma Bateria solar?

É  recomendado que haja um local destinado somente às baterias em um sistema de energia solar fotovoltaica. Esse local deve ter uma ótima ventilação e temperaturas amenas.

As baterias estacionárias não são hermeticamente fechadas e, sssim, pode ocorrer a saída de gases de algumas baterias. Por isso, recomenda-se um local exclusivo e bem ventilado para não haver acúmulos desses gases.

O uso das baterias solares também faz com que elas esquentem e, se não houver circulação de ar para resfriar a alta temperatura, o armazenamento incorreta pode causar um princípio de incêndio.

Recomenda-se também manter a bateria fora do alcance de crianças e animais.

6. Como é feito o carregamento de uma Bateria Estacionária?

O carregamento de uma bateria é dividido em algumas etapas, com valores de tensão diferentes, mas tudo feito pelo controlador para preservar a bateria assim garantindo a vida útil esperada. Temos um artigo que explica cada etapa do carregamento para os controladores da Epever.

7. O que é BMS? Toda bateria tem? Quais os tipos?

O BMS é um Sistema de Gerenciamento de Bateria que faz a análise de parâmetros como temperatura, corrente e tensão. Com o BMS é possível evitar curtos-circuitos e preservar danos causados por altas temperaturas da bateria, por exemplo.

O BMS é utilizado em baterias de lítio, já que os demais modelos de baterias não necessitam desse tipo de sistema.

Existem dois tipos de BMS: os internos, que já acompanham a própria bateria, e os externos. Essa condição varia do modelo de bateria de lítio e do fabricante.

8. Todos os equipamentos podem ser utilizados com Baterias de Lítio?

Não são todos os equipamentos que podem ser utilizados com baterias de lítio. Podemos consultar essa informação no manual do equipamento para verificar se é possível a utilização de baterias de lítio (e, caso seja possível, checar quais os parâmetros que devem ser utilizados).
Parâmetros Bateria Estacionária Energia Solar
Ficha Técnica Bateria Estacionária Energia SolarFonte: Epever, Manual XTRA

Acima temos o recorte de duas partes do manual do controlador de carga da Eveper (Linha XTRA), onde é possível verificar a informação de quais são os tipos de baterias que ele pode trabalhar e qual deve ser o parâmetro para se trabalhar.

Mas fique atento: os manuais também devem trazer outras notas que podem ser observadas para que a operação seja a ideal.

Abaixo, podem ser observadas notas bem importantes para que o equipamento opere corretamente com a tecnologia de lítio:

Nota Manual Bateria Estacionária Energia Solar





Precisa de uma ajuda adicional?

Entre em contato clicando aqui ou abra um chamado conosco.
    • Related Articles

    • Bombeamento de Água com Energia Solar

      1. Qual tipo de água pode ser bombeada com uma bomba solar? Água de poços, lagos, represas, rios, açudes, etc.  É importante que a água a ser bombeada seja a mais limpa possível. As bombas solares possuem certa tolerância a resíduos em suspensão, ...
    • Controlador de Carga Solar

      1. Qual a função do Controlador de Carga Solar? O controlador de carga solar funciona como a boia da caixa d’água. Assim como a caixa d'água fecha quando a caixa está cheia (para não transbordar), o controlador de carga controla a carga das baterias ...
    • Painel Solar Fotovoltaico

      1. O Painel Solar funciona se eu trocar ou retirar o conector original? Sim, o painel funciona normalmente e essa troca não interfere na garantia do equipamento. Só é necessário que os cabos estejam devidamente conectados para que ele opere. Saiba ...
    • Inversor Solar de Onda Senoidal

      1. Qual a diferença entre utilizar um Inversor de Onda Senoidal Pura e um de Inversor de Onda Senoidal Modificada? O inversor de onda senoidal pura se aproxima mais da forma de onda senoidal que é fornecida pela concessionária, podendo ser utilizado ...
    • Inversor Híbrido Off Grid (Inversor-Carregador)

      1. O que um Inversor Solar Híbrido faz? Um inversor solar híbrido, geralmente, é a combinação de um controlador de carga, carregador de baterias e um inversor solar em um mesmo equipamento. Esses inversores podem ser usados em projetos de sistemas ...