Como é feito o carregamento de uma Bateria Estacionária?

Como é feito o carregamento de uma Bateria Estacionária?


Os controladores de Carga da Epever utilizam uma tecnologia de carregamento inteligente, definido em 3 (três) estágios.
Lembre-se: sempre é necessário definir, no controlador, com qual tipo de bateria você está trabalhando. Assim, cada estágio se iniciará em seu ciclo corretamente.

Sabemos que o principio do controlador de carga é "cuidar" da bateria, realizar os devidos carregamentos e garantir a vida útil das mesmas.
Vamos definir os três estágios de carregamento - uma tecnologia que os controladores de carga Epever oferecem.

1° ESTÁGIO: BULK

Neste estágio, o controlador irá fornecer  tudo que consegue para realizar o principio de carregamento das bateria, claramente que tomando os devidos cuidados para não ocasionar um aquecimento.
Este estágio é sempre utilizado em baterias gastas ou com baixo nível de tensão. Não existe perigo de sobrecarga, pois neste estágio consideramos um nível baixo de tensão para o mesmo atuar.



2° ESTÁGIO: BOOST

Neste estágio o controlador fará uma leitura da bateria para garantir que ela está no devido momento de entrar no mesmo. Feito isso, o estágio se define em manter a tensão e ir diminuindo a corrente gradativamente, a fim de chegar ao 100% de carga.



3° ESTÁGIO:FLOAT

Por fim, o ultimo estágio: a famosa "Flutuação" depende de cada controlador para entrar neste ponto (alguns em 85% de carga e outros em 95% de carga, mas sempre nesta faixa).
Neste momento, a tensão ira se ajustar e fixar e a corrente se encontrará extremamente baixa.
Vamos sempre ter uma corrente fluindo para  a bateria, mas apenas um valor/nível seguro para mantê-la em 100% de carga. 
Uma duvida recorrente é se neste ponto o Controlador de Carga desliga, e a resposta é: Não, pode ficar tranquilo que neste estágio a função é apenas manter a bateria em 100%.



Fim!

Suporte Técnico / SAC
(11) 4328-5113 (11) 9 9935-4535 


           

    • Related Articles

    • Como Configurar o Monitoramento por Wi-Fi do Microinversor Deye

      Confira aqui o passo a passo para configurar o seu microinversor Deye. No final do artigo, veja também algumas funcionalidades oferecidas pela plataforma da Deye para monitorar a geração de energia em um sistema solar fotovoltaico.   Passo a passo ...
    • Bombeamento - Categorias, Cálculos e Dúvidas

      Bombas Solares - Submersa x Superfície - usos Bombas submersas: Poço Reservatório Casos especiais: lago, barragem... Bomba de superfície: Rios Lagos Açude Córrego Bombas submersas Pontos para dimensionamento: Desnível entre o poço e o reservatório ...
    • Diagnóstico - Bomba Anauger (P100 e R100)

      Em anexo, Diagnostico para avaliar o funcionamento do sistema Anauger Solar R-100/P-100                                
    • Controladores de Carga EPEVER - Configuração VIA PC

       Este manual tem o objetivo de explicar de forma detalhada como realizar a conexão e configuração dos controladores de carga EPEver com o computador, através do cabo RS-485 para USB. Para realizar esta configuração, você precisará de:  1x Cabo ...
    • Float Switch (sensor de nível)

      Função: O Float Switch é um dispositivo bem simples mas de suma importância. E responsável por identificar se o poço contém água ou não agua, para isso, ele precisa ser posicionado um pouco acima da bomba, garantindo assim que a bomba somente ...