Como é feito o carregamento de uma Bateria Estacionária?

Como é feito o carregamento de uma Bateria Estacionária?


Os controladores de Carga da Epever utilizam uma tecnologia de carregamento inteligente, definido em 3 (três) estágios.
Lembre-se: sempre é necessário definir, no controlador, com qual tipo de bateria você está trabalhando. Assim, cada estágio se iniciará em seu ciclo corretamente.

Sabemos que o principio do controlador de carga é "cuidar" da bateria, realizar os devidos carregamentos e garantir a vida útil das mesmas.
Vamos definir os três estágios de carregamento - uma tecnologia que os controladores de carga Epever oferecem.

1° ESTÁGIO: BULK

Neste estágio, o controlador irá fornecer  tudo que consegue para realizar o principio de carregamento das bateria, claramente que tomando os devidos cuidados para não ocasionar um aquecimento.
Este estágio é sempre utilizado em baterias gastas ou com baixo nível de tensão. Não existe perigo de sobrecarga, pois neste estágio consideramos um nível baixo de tensão para o mesmo atuar.



2° ESTÁGIO: BOOST

Neste estágio o controlador fará uma leitura da bateria para garantir que ela está no devido momento de entrar no mesmo. Feito isso, o estágio se define em manter a tensão e ir diminuindo a corrente gradativamente, a fim de chegar ao 100% de carga.



3° ESTÁGIO:FLOAT

Por fim, o ultimo estágio: a famosa "Flutuação" depende de cada controlador para entrar neste ponto (alguns em 85% de carga e outros em 95% de carga, mas sempre nesta faixa).
Neste momento, a tensão ira se ajustar e fixar e a corrente se encontrará extremamente baixa.
Vamos sempre ter uma corrente fluindo para  a bateria, mas apenas um valor/nível seguro para mantê-la em 100% de carga. 
Uma duvida recorrente é se neste ponto o Controlador de Carga desliga, e a resposta é: Não, pode ficar tranquilo que neste estágio a função é apenas manter a bateria em 100%.



Fim!

Suporte Técnico / SAC
(11) 4328-5113 (11) 9 9935-4535