Cabos e Conectores - Perguntas Frequentes | NeoSolar

Material Elétrico (Cabos e Conectores)

1. Os cabos elétricos solares são diferentes dos cabos comuns?

Sim, basicamente os cabos comuns têm uma aplicação distinta, então também possuem propriedades distintas.

Os cabos solares, por exemplo, contêm um isolamento maior que os comuns e possuem também uma proteção de PVC entre o isolamento e o condutor, que visão protegê-los do zinabre e da oxidação do cobre em caso de avarias. 

Outro grande diferencial é o fato dos cabos solares contarem com proteção para raios UV (que podem degradar o isolamento dos cabos, deixando-os com os condutores expostos).

  1. Conheça os componentes de um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica
  2. Saiba o que é Energia Solar Fotovoltaica

2. Para que servem os conectores MC4?

Os conectores MC4 servem para fazer a conexão correta entre os painéis solares e cabos prolongadores, com o objetivo de que essas conexões estejam devidamente corretas e protegidas, já que elas ficam expostas a intempéries como poeira e água, que podem degradá-las.

Os conectores MC4 protegem as conexões, reduzindo a necessidade de manutenção mesmo que o sistema de energia solar fotovoltaica seja exposto a intempéries. 

Outro ponto positivo do conector MC4 é que, com ele, é possível fazer conectar e desconectar cabos de forma prática, uma funcionalidade importante se for necessário trocar um painel solar.

3. A partir de qual ponto posso usar cabos comuns em meu sistema de energia solar?

É possível utilizar cabos comuns a partir do ponto em que existir sombra, já que assim o material elétrico não estará tão exposto a intempéries e será menos importante a proteção UV. 

Entre o painel solar e o controlador, se houver algum ponto que não esteja exposto ao sol e à chuva, podemos usar cabos comuns fazendo uma emenda de prolongamento até o controlador. Também podemos utilizar cabos comuns nas demais conexões que estiverem protegidas, desde que seja feito o dimensionamento correto.


4. É necessário o aterramento do Sistema de Energia Solar para que ele opere corretamente?

Para sistemas On Grid é necessário, por norma, que o sistema esteja devidamente aterrado com as proteções devidas para que possa ser homologado.

Já para sistemas Off Grid não é necessário aterramento para que a operação. Contudo, essa prática é recomendada para proteger o sistema de descargas atmosféricas, pois os raios podem danificar os equipamentos causando sérias avarias.

Vale destacar que o aterramento deve sempre seguir as normas técnicas correspondentes. Todo projeto elétrico varia de acordo com a região e a instalação, então toda a obra deve sempre ser feita por pessoa capacitada.



Precisa de uma ajuda adicional?

Entre em contato clicando aqui, ou abra um chamado conosco - abrir novo chamado.

    • Related Articles

    • Carregador de Veículos Elétricos

      1. O que é uma rede trifásica/bifásica/monofásica? Como identificar se devo adquirir um carregador baseado nessa informação? A diferença entre as redes é a sua composição, que normalmente podemos associar a quantidade de cabos. A rede monofásica é ...
    • Estrutura de Fixação

      1. Como escolher a estrutura de fixação? A estrutura de fixação deve ser escolhida de acordo com o local onde será instalado.  Estrutura do Telhado Tipo de Telha Tipo de estrutura de Fixação Madeira Cerâmica Gancho Madeira Fibrocimento Parafuso ...
    • Bombeamento de Água com Energia Solar

      1. Qual tipo de água pode ser bombeada com uma bomba solar? Água de poços, lagos, represas, rios, açudes, etc. É importante que a água a ser bombeada seja a mais limpa possível. As bombas solares possuem certa tolerância a resíduos em suspensão, mas, ...
    • Controlador de Carga Solar

      1. O que é um controlador de carga? Um controlador de carga é um dispositivo eletrônico usado em sistemas de energia solar para regular a carga de baterias, protegendo-as contra sobrecarga e descarga excessiva. 2. Por que é importante usar um ...
    • Painel Solar Fotovoltaico

      1. O Painel Solar funciona se eu trocar ou retirar o conector original? Sim, o painel funciona normalmente e essa troca não interfere na garantia do equipamento. Só é necessário que os cabos estejam devidamente conectados para que ele opere. Saiba ...