Inversor Onda Senoidal - Perguntas Frequentes | NeoSolar

Inversor Solar de Onda Senoidal

1. Qual a diferença entre utilizar um Inversor de Onda Senoidal Pura e um de Inversor de Onda Senoidal Modificada?

O inversor de onda senoidal pura se aproxima mais da forma de onda senoidal que é fornecida pela concessionária, podendo ser utilizado em qualquer tipo de aplicação (motores, geladeiras, freezers), enquanto o inversor de onda senoidal modificada não consegue alimentar qualquer tipo de carga - sendo indicado, por exemplo, para sistemas de iluminação, notebooks e outras aplicações mais simples.

  1. Saiba qual a diferença entre um Microinversor e um Inversor String
  2. Entenda o que é um Inversor Solar

2. Posso ligar meu Inversor na Saída de Carga (Load) do Controlador de Carga?

Não, os inversores sempre devem ser ligados em paralelo com as baterias estacionárias, pois, ao acionar uma carga, a demanda de corrente elétrica que o inversor demandará é alta - ou seja, se for ligado no controlador de carga o aparelho pode vir a queimar.


3. Posso ligar quantos equipamentos em meu Inversor?

A quantidade de equipamentos que pode ser ligada a um inversor é limitada pela potência do próprio inversor (ou seja, se somarmos a potência dos equipamentos que desejamos ligar, temos a potência contínua mínima para escolher o inversor). 

A grosso modo, se tivermos TVs, roteadores, lâmpadas, geladeiras e o consumo desses equipamentos somados for 800W, precisamos de um inversor que nos forneça no mínimo essa potência (um exemplo é o Inversor Senoidal Epever IPower Plus IP1500, que fornece 1500 Watts e poderia alimentar um sistema desse tipo sem problemas).


4. O que é a Potência de Surto de um Inversor Solar?

Os inversores contam com uma especificação chamada potência de surto (um valor de potência que corresponde a um valor acima do valor de potência nominal do inversor).

A potência de surto serve para ligar equipamentos que tenham um surto de corrente quando começam a operar. Um exemplo são as geladeiras, que podem consumir 8 vezes sua potência normal no momento que são ligadas. Assim, é possível utilizar um inversor de potência nominal menor, mas que dê conta do surto da geladeira sem precisar de um equipamento muito robusto para suportar essa potência.

5. Os inversores de sistemas solares fazem a variação de frequência?

Sim, somente das frequências comerciais de 50Hz e 60Hz usadas em equipamentos do cotidiano. Apenas essas frequências são configuráveis, em uma alteração que é feita através de uma chave de posição no equipamento, de fácil operação em sua carcaça.


6. Posso ligar os Inversores em paralelo na saída, somando a capacidade deles?

Não é todo inversor que suporta esse recurso, que se chama paralelismo de inversores (quando basicamente somamos a potência de diferentes inversores). É preciso checar, no momento da compra, se o inversor adquirido possui a função de paralelismo - que não é comum em inversores destinados somente a sistemas Off grid.

Se equipamentos sem a função da paralelismo forem colocados em paralelo, deverá ocorrer curto-circuito entre os equipamentos, provocando sérias avarias. 



Precisa de uma ajuda adicional?

Entre em contato clicando aqui ou abra um chamado conosco.

    • Related Articles

    • Controlador de Carga Solar

      1. Qual a função do Controlador de Carga Solar? O controlador de carga solar funciona como a boia da caixa d’água. Assim como a caixa d'água fecha quando a caixa está cheia (para não transbordar), o controlador de carga controla a carga das baterias ...
    • Inversor Híbrido Off Grid (Inversor-Carregador)

      1. O que um Inversor Solar Híbrido faz? Um inversor solar híbrido, geralmente, é a combinação de um controlador de carga, carregador de baterias e um inversor solar em um mesmo equipamento. Esses inversores podem ser usados em projetos de sistemas ...
    • Bombeamento de Água com Energia Solar

      1. Qual tipo de água pode ser bombeada com uma bomba solar? Água de poços, lagos, represas, rios, açudes, etc.  É importante que a água a ser bombeada seja a mais limpa possível. As bombas solares possuem certa tolerância a resíduos em suspensão, ...
    • Painel Solar Fotovoltaico

      1. O Painel Solar funciona se eu trocar ou retirar o conector original? Sim, o painel funciona normalmente e essa troca não interfere na garantia do equipamento. Só é necessário que os cabos estejam devidamente conectados para que ele opere. Saiba ...
    • Bateria para Energia Solar

      1. Posso utilizar uma Bateria Automotiva em um Sistema Solar? Isso não é recomendado. As baterias automotivas não são projetadas para fornecer energia da forma necessária para sistemas Off Grid de Energia Solar Fotovoltaica (que possuem descargas ...