Temos modelos tanto para serem instalados em tomadas industriais, quanto residenciais. Para os modelos portáteis o NC100 está disponível para tomada residencial, já os modelos NC200 e NC400 para tomadas industriais. Atenção aos modelos WallBox que possuem alimentação direta, pois a fiação deve seguir do quadro da casa até o carregador.Se o cliente preferir, pode ser instalado uma tomada industrial trifásica de 32A.
Carregadores podem ser entendidos como cargas adicionadas à instalação existente, que irão consumir energia, sempre à máxima corrente selecionada, até que o veículo esteja com carga quase total (>90%). O carregador exigirá um circuito próprio, separado dos demais, que esteja dimensionado corretamente, com cabos que suportem a corrente e componentes de proteção que atendam às normas.
Os materiais utilizados são: cabos (dependendo da distância e do modelo do carregador, a bitola pode mudar) e quadros de proteção contendo disjuntor, disjuntor residual (DR) tipo A (se existir proteção tipo B no carregador) ou tipo B e dispositivos de proteção contra surtos (DPS). Na montagem da infraestrutura, comumente são empregados eletrodutos galvanizados (instalação aparente) e conduletes (caixas de passagem), ou embutidos na alvenaria, por onde se encaminhará o circuito.
É de extrema importância que a instalação seja efetuada por profissional qualificado, com emissão de anotação de responsabilidade técnica (ART). Este documento é importante porque responsabiliza e dá direitos ao profissional que irá efetuar todo o projeto e execução do serviço, além de servir como histórico para futuras consultas e modificações. Sem ela, as pessoas envolvidas ficam desamparadas tecnicamente e juridicamente.
Podemos estimar quanto tempo leva a recarga de um veículo elétrico através do seguinte cálculo: Dividir o valor de autonomia da bateria em kW/h pela potência de carregamento kW, sendo assim: kW/h(bateria)/kW(carregador). 6– Qual cabo devo utilizar para o carregamento do meu veículo?
Tipo 2 (T2-T2) – Padrão Europeu - Fabricantes que são compatíveis com este padrão: Audi, BMW, BYD, Mercedes-Benz, Renault, Smart, Tesla, Volkswagen e Volvo.
Tipo 1 (T2-T1) – Padrão Japonês / Americano - Fabricantes compatíveis com este padrão: Citroën, Chevrolet, Ford, Kia, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot e Toyota.
Nossos carregadores portáteis são muito parecidos com os carregadores de emergência (carregadores que acompanham o veículo), sendo a principal diferença a potência de carregamento, que é superior. Os modelos WallBox são mais robustos e utilizam uma instalação elétrica dedicada. Eles também possibilitam ter o histórico de consumo e fazer a gestão de energia, monitorar e controlar o acesso, além de permitir a cobrança pelo uso.
Os quadros de proteção devem ser dimensionados de acordo com o carregador, devido a maneira que ele funciona. Sua utilização complementa o carregador no sistema de segurança.
Existem 2 tipos de tecnologias de segurança, sendo elas tipo A e tipo B. O recomendado em um sistema é possuir as duas, dessa forma basta verificar o tipo do carregador e, portanto, o tipo do quadro de proteção deve ser o oposto, formando A+B.
Como saber qual tipo de proteção tem o meu carregador?
Para te ajudar, elaboramos uma tabela que indica o quadro de proteção variando com o modelo, confira:
Para nossos carregadores WallBox temos um app de gerenciamento que pode ser solicitado no ato da compra com nossos vendedores. Após a configuração por parte da nossa equipe no equipamento, é possível fazer o monitoramento através do app no celular e também o utilizar para realizar cobranças.
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