Carregador de Veículos Elétricos - Perguntas Frequentes | NeoSolar

Carregador de Veículos Elétricos

1. O que é uma rede trifásica/bifásica/monofásica? Como identificar se devo adquirir um carregador baseado nessa informação?


A diferença entre as redes é a sua composição, que normalmente podemos associar a quantidade de cabos. 
A rede  monofásica é composta de 3 fios, sendo um deles Fase, outro Neutro e por fim o Terra. A bifásica também tem 3 fios, sendo 2 deles Fase e um Terra. Já a trifásica possui 5 fios, sendo 3 deles fases, 1  neutro e por fim o Terra.
Saber essa informação é essencial na escolha do modelo de carregador, impactando diretamente na potência capaz de ser gerada. Portanto, se atente a rede que possui à disposição antes de escolher um de nossos modelos de carregadores.

2. Quais são os tipos de tomada que podem ser utilizadas com nossos carregadores?

Temos modelos tanto para serem instalados em tomadas industriais, quanto residenciais. Para os modelos portáteis o NC100 está disponível para tomada residencial, já os modelos NC200 e NC400 para tomadas industriais. Atenção aos modelos WallBox que possuem alimentação direta, pois a fiação deve seguir do quadro da casa até o carregador.Se o cliente preferir, pode ser instalado uma tomada industrial trifásica de 32A.


3. O que é necessário para instalar um carregador?

Carregadores podem ser entendidos como cargas adicionadas à instalação existente, que irão consumir energia, sempre à máxima corrente selecionada, até que o veículo esteja com carga quase total (>90%).  O carregador exigirá um circuito próprio, separado dos demais, que esteja dimensionado corretamente, com cabos que suportem a corrente e componentes de proteção que atendam às normas.

Os materiais utilizados são: cabos (dependendo da distância e do modelo do carregador, a bitola pode mudar) e  quadros de proteção contendo disjuntor, disjuntor residual (DR) tipo A (se existir proteção tipo B no carregador) ou tipo B e dispositivos de proteção contra surtos (DPS). Na montagem da infraestrutura, comumente são empregados eletrodutos galvanizados (instalação aparente) e conduletes (caixas de passagem), ou embutidos na alvenaria, por onde se encaminhará o circuito.


4. Quem é indicado para instalar um carregador?

É de extrema importância que a instalação seja efetuada por profissional qualificado, com emissão de anotação de responsabilidade técnica (ART). Este documento é importante porque responsabiliza e dá direitos ao profissional que irá efetuar todo o projeto e execução do serviço, além de servir como histórico para futuras consultas e modificações. Sem ela, as pessoas envolvidas ficam desamparadas tecnicamente e juridicamente.

Linha do tempo

Descrição gerada automaticamente


5. Qual a velocidade do carregamento?

Podemos estimar quanto tempo leva a recarga de um veículo elétrico através do seguinte cálculo: Dividir o  valor de autonomia da bateria em kW/h pela potência de carregamento kW, sendo assim: kW/h(bateria)/kW(carregador). 6– Qual cabo devo utilizar para o carregamento do meu veículo?

Tipo 2 (T2-T2) – Padrão Europeu - Fabricantes que são compatíveis com este padrão: Audi, BMW, BYD, Mercedes-Benz, Renault, Smart, Tesla, Volkswagen e Volvo.

Tipo 1 (T2-T1) – Padrão Japonês / Americano - Fabricantes compatíveis com este padrão: Citroën, Chevrolet, Ford, Kia, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot e Toyota.


6. Qual a diferença entre um WallBox e um portátil?

Nossos carregadores portáteis são muito parecidos com os carregadores de emergência (carregadores que acompanham o veículo), sendo a principal diferença a potência de carregamento, que é superior. Os modelos WallBox são mais robustos e utilizam uma instalação elétrica dedicada. Eles também possibilitam ter o histórico de consumo e fazer a gestão de energia, monitorar e controlar o acesso, além de permitir a cobrança pelo uso.


7. Qual quadro de proteção devo adquirir?

Os quadros de proteção devem ser dimensionados de acordo com o carregador, devido  a maneira que ele funciona. Sua utilização  complementa o carregador no sistema de segurança. 

Existem 2 tipos de tecnologias de segurança, sendo elas tipo A e tipo B.  O recomendado em um sistema é possuir as duas, dessa forma basta verificar o tipo do carregador e, portanto, o tipo do quadro de proteção deve ser o oposto, formando A+B.

Como saber qual tipo de proteção tem o meu carregador?

Para te ajudar, elaboramos  uma tabela que indica o quadro de proteção variando com o modelo, confira:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Qual disjuntor é recomendado para minha instalação?
Tabela

Descrição gerada automaticamente


8. Qual carregador é apropriado para o meu veículo?

Uma imagem contendo Calendário

Descrição gerada automaticamente

9.  É possível gerenciar o carregamento dos equipamentos NeoCharge?

Para nossos carregadores WallBox temos um app de gerenciamento que pode ser solicitado no ato da compra com nossos vendedores. Após a configuração por parte da nossa equipe no equipamento, é possível fazer o monitoramento através do app no celular e também o utilizar para realizar cobranças.


10. Erros.

PRINCIPAIS CÓDIGOS DE ERRO – CARREGADORES DO TIPO “WALLBOX” *

Nº código

Condição**

Carrega ou não?

Descrição do erro

0

NO_ERR

Sim

Sem erro

1

CP_N12_ERR

Sim

Erro do CP (“control pilot”) -12V

2

ELOCK_ERR

Sim

Erro da trava eletrônica (“e-lock”)

3

LCD_ERR

Sim

Erro do periférico da tela (“LCD”)

4

WIFI_ERR

Sim

Erro do módulo de rede sem fio (“wi-fi”)

5

GPRS_ERR

Sim

Erro do GPRS

6

RFID_ERR

Sim

Erro do módulo de interação RFID 

7

RS485_ERR

Sim

Erro da interface RS485 (medidor de eletricidade)

8

SFLASH_ERR

Sim

Exceção na memória interna (“flash memory”)

9

5V_ERR

Não

Detecção de 5Vcc na placa está fora do normal

10

VBAT_ERR

Não

Detecção de energia na placa está fora do normal

11

12V_ERR

Não

Detecção de 12Vcc na placa está fora do normal

12

N12V_ERR

Não

Detecção de -12Vcc na placa está fora do normal

13

RN821X_ERR

Não

Detecção anormal no chip embarcado de monitoramento de energia

14

CP_ERR

Não

Exceção na interface do CP (“control pilot”)

15

RELAY_ERR

Não

Detecção anormal dos relês

16

LEAKAGE_ERR

Não

Detecção anormal na proteção de fuga ao terra

*Os Erros aqui apresentados são genéricos e podem ser aplicados ou não aos nossos carregadores.

** A condição de erro pode aparecer no visor (se aplicável).




Precisa de uma ajuda adicional?


Entre em contato clicando aqui, ou abra um chamado conosco - abrir novo chamado.



    • Related Articles

    • Inversor Híbrido Off Grid (Inversor-Carregador)

      1. O que um Inversor Solar Híbrido faz? Um inversor solar híbrido, geralmente, é a combinação de um controlador de carga, carregador de baterias e um inversor solar em um mesmo equipamento. Esses inversores podem ser usados em projetos de sistemas ...
    • Estrutura de Fixação

      1. Como escolher a estrutura de fixação? A estrutura de fixação deve ser escolhida de acordo com o local onde será instalado. Estrutura do Telhado Tipo de Telha Tipo de estrutura de Fixação Madeira Cerâmica Gancho Madeira Fibrocimento/Metálica ...
    • Controlador de Carga Solar

      1. O que é um controlador de carga? Um controlador de carga é um dispositivo eletrônico usado em sistemas de energia solar para regular a carga de baterias, protegendo-as contra sobrecarga e descarga excessiva. 2. Por que é importante usar um ...
    • Bombeamento de Água com Energia Solar

      1. Qual tipo de água pode ser bombeada com uma bomba solar? Água de poços, lagos, represas, rios, açudes, etc. É importante que a água a ser bombeada seja a mais limpa possível. As bombas solares possuem certa tolerância a resíduos em suspensão, mas, ...
    • Material Elétrico (Cabos e Conectores)

      1. Os cabos elétricos solares são diferentes dos cabos comuns? Sim, basicamente os cabos comuns têm uma aplicação distinta, então também possuem propriedades distintas. Os cabos solares, por exemplo, contêm um isolamento maior que os comuns e possuem ...