Bombas Solares - Perguntas Frequentes | NeoSolar

Bombeamento de Água com Energia Solar

1. Qual tipo de água pode ser bombeada com uma bomba solar?

Água de poços, lagos, represas, rios, açudes, etc. 

É importante que a água a ser bombeada seja a mais limpa possível. As bombas solares possuem certa tolerância a resíduos em suspensão, mas, caso os detritos estejam em alta concentração ou sejam de certo tamanho, eles poderão causar desgaste prematuro e corrosão no interior da bomba, fazendo com que o equipamento pare de operar.



2. Como funciona a garantia de uma bomba solar? E como deve ser feita a manutenção após esse período?

Durante o período de garantia, é permitida a troca de peças sobressalentes das bombas solares. Para demais tratativas, contate o nosso SAC.


Após o prazo de garantia, uma sugestão é que o usuário procure uma assistência técnica especializada em equipamentos de bombeamento convencional (Corrente Alternada), pois a construção das bombas solares é muito similar à construção das bombas convencionais.


Dentre os modelos comercializados pela NeoSolar, as bombas da Shurflo e Anauger possuem assistência técnica especializada e certificada no Brasil.


3. Posso usar um painel diferente do Kit de Bombeamento e manter minha garantia?

Sim, desde que esse painel solar respeite os níveis de tensão e corrente de seu equipamento. Para montagem de um sistema com painéis mistos, siga a mesma recomendação. Caso tenha dúvida, entre em contato com nosso SAC.


4. Quais cabos devo usar? Qual a bitola recomendada?

Recomendamos a utilização de cabos tipo PP ou paralelos, obrigatoriamente de cobre de boa qualidade e integridade.


Deve-se usar uma bitola de secção mínima nas instalações, calculando a seção com base na potência do sistema e seguindo a fórmula abaixo:

Fórmula Bombeamento Energia Solar


E, importante: a água a ser bombeada deve ser a mais limpa possível. As bombas possuem certa tolerância a resíduos em suspensão, mas, caso  os detritos estejam em alta concentração ou sejam de certo tamanho, eles poderão causar desgaste prematuro e corrosão do interior da bomba, fazendo com que o equipamento pare de operar.


Após o cálculo, deve-se escolher a bitola que chegar mais próximo do resultado, preferencialmente um pouco acima. No exemplo dado, o ideal seria uma bitola de 4mm².


Para facilitar esse cálculo, disponibilizamos uma calculadora interativa de bitola de bomba solar.


5. As bombas funcionam a seco e se desarmam sozinhas?

Existem bombas que possuem resistência para operar a seco, e há também bombas que contam com uma maneira de verificar e desarmar a bomba para que não opere nestas condições.

Há bombas que possuem uma linha com drive de controle externo que acompanha um Float Switch (basicamente um sensor que irá detectar o nível de água). Assim que a água estiver abaixo do nível desejado, o drive desliga a bomba.

Outras bombas que não possuem esse recurso externo, realizam uma verificação do trabalho realizado. Caso detecte que a bomba está funcionando sem carga, ela entrará em modo de proteção e seu funcionamento será interrompido. Após 30 minutos o sistema será reiniciado. 

De forma geral, não é recomendado que as bombas operem a seco, para evitar o risco de sobreaquecimento. Além disso, o funcionamento a seco diminuirá o tempo de vida útil.


6. O que é altura manométrica? Como ela interfere na entrega de vazão da bomba?

A altura manométrica (M.C.A) é uma unidade de medida usada para determinar quantos metros de coluna d’água uma bomba é capaz de entregar, que relaciona a altura e a distância que a bomba solar terá de superar.

Cada metro em altura corresponde a um MCA (Altura Manométrica) e, a cada 10 metros de distância, temos um MCA (ou 10% da distância). 

Por exemplo: se tivermos uma bomba a 10 metros de profundidade (A) do nível da boca do poço, e ela bombear a uma altura total de 40 metros (C) da boca do poço em uma distância de 200 metros (B), teremos:

(A+C)+0,1*B= MCA

10+40+20(10% de 200)= 70 MCA

Assim, chegamos ao resultado de 70MCA, que é a pressão que a bomba terá de superar para entregar a água.

Essa pressão interfere diretamente no desempenho de vazão do equipamento e os fabricantes fornecem uma curva ou tabela de operação, que nos mostra quanto cada bomba fornece em cada pressão em MCA.

No nosso exemplo, iremos verificar a coluna de 70 MCA para calcular quanto cada bomba nos fornece de água por dia.


Tabela Altura Manométrica Bomba Solar

Exemplo de cálculo com altura manométrica (Fonte: Samking)

Seguindo os dados dessa tabela, podemos procurar uma bomba ou kit de bombeamento que corresponda à necessidade de cada instalação.


7. Como posso localizar o diagrama de instalação para minha bomba?

Realizar a instalação correta da bomba é de suma importância para evitar problemas e possíveis queimas de componentes, dessa forma disponibilizamos todos os diagramas de instalação para os nossos kits, sendo de fácil acesso para os clientes.

Passo 1: Primeiro, identifique qual o modelo da bomba, isso pode ser verificado na NF através da numeração desta parte



Passo 2: Com ela em mãos, entre no seguinte link:

https://suporte.neosolar.com.br/portal/pt/kb/instalacao-e-documentacao-tecnica-de-produtos/bomba-solar


Passo 3: Abra a pasta com a marca da bomba adquirida:

Utilizando a numeração do modelo referente a bomba adquirida, será possível localizar a página do item que contém informações sobre o mesmo, e o diagrama para instalação do kit de uma forma fácil para auxílio.



8. Posicionamento da bomba no poço.

A bomba deve ficar posicionada de pé (verticalmente) dentro do poço, pois a instalação do item de forma horizontal pode resultar em sua operação incorreta, acarretando danos ao equipamento.

9. Ligação de Boia de Nível.

Uma boia funciona de uma forma bem simples: com base em sua posição, uma esfera é movimentada em seu interior e aciona uma chave de fim de curso. Essa envia um sinal para o driver interrompendo o funcionamento ou acionando a bomba novamente. Todas as boias que vendemos possuem três fios, e para garantir 100% do funcionamento, solicitamos sempre que os três sejam conectados. Existem dois modelos de boias que vendemos, e os mesmos possuem as seguintes formas de conexão:

Boia Anauger

Azul - Comum - Ligar no COM

Marrom - Normalmente fechado - Ligar no TL

Preto - Normalmente aberto - ligar no TH

Boia Samking

Preto - Comum - Ligar no COM.

Azul - Normalmente fechado - Ligar no TL

Marrom - Normalmente aberto - ligar no TH

10. Ligação dos cabos WUV.

Os cabos W U V, são as conexões que existem entre o driver (item que é responsável por exercer a função de um controlador nesse sistema) e a bomba. Vale ressaltar que existem bombas com driver interno, onde a conexão é direta com a rede ou painéis. Esses cabos fazem a função de levar a energia recebida pelos painéis até a bomba, fazendo com que a mesma opere.

Os cabos devem ser ligados na seguinte orientação: cabo preto sendo ligado no W, o cabo azul sendo ligado no V e o cabo marrom sendo ligado ao terminal U.

11. Ligação do sensor de poço.

O sensor de nível se trata de um item para trazer mais proteção a bomba, assim como a boia ele envia sinais ao driver, só que diferente da boia que é instalada em um reservatório que se deseja encher, o sensor é posicionado no poço em que a bomba está. O sensor deve ser posicionado um pouco acima  da bomba (normalmente 1m acima, mas não é regra).

No momento que o nível do poço diminui e a água já não encobre mais o sensor, é enviado um sinal para o driver, (com presença de ar e não estando mais submerso), fazendo com que o driver  desligue a bomba antes de começar a operar a seco.

O sensor possui dois fios, um vermelho e um preto e a ligação do mesmo deve ocorrer nos terminais WELL e COM (não há polaridade).

12. Principais falhas e possíveis soluções.

PL: Se deve principalmente à baixa irradiação solar, mas também pode ser resultado de outras vertentes.

O que devo fazer?

- Observar o valor máximo de MCA permitido na bomba e verificar sua vazão (utilizando a tabela como base, mas
lembrando que a tabela se trata de uma média e não uma regra);-

- Verificar se o item está dentro dos cálculos de MCA permitidos para aquele modelo de bomba;

- Verificar se os valores de geração estão dentro do normal da operação da bomba, e se não está ocorrendo perda de

tensão ao longo do cabo entre o painel e o driver;

- Válvulas e registros podem aumentar o esforço necessário para a bomba conseguir realizar o bombeamento da água até o ponto desejado. Caso estejam presentes no sistema e apresentem muita falha, retirá-los pode auxiliar na solução da questão;

- Operação em água com detritos pode ao longo do tempo danificar o bombeador da bomba e ocasionar o defeito do

equipamento, dessa forma não é recomendado a operação do mesmo em tais ambientes. 


P48: A falha em questão ocorre quando a bomba está realizando sua operação a seco, dessa forma entrando no modo de proteção para não se auto danificar operando nestas condições.

O que devo fazer?

- Reposicione a bomba para que a mesma pare de operar a seco;

- Em casos raros a bomba pode estar com as configurações de driver de outra especificação de bomba, fazendo com que o erro apareça. Para solucionar, basta realizar este procedimento.



P0: Este erro normalmente se apresenta quando os cabos W U V são conectados incorretamente ao driver, fazendo a bomba não conseguir interpretar corretamente as fases e ocasionando o erro.


O que devo fazer?

- Para corrigi-lo é bem simples, basta apenas fazer a conexão desse cabeamento da forma correta, verificar as questões das ligações dos cabos WUV ao driver e se não há nenhum rompimento em sua extensão, assim cessando o erro.

P43: Assim como o erro anterior, o mesmo se deve a alguma falha relacionada aos cabos W U V, podendo ser tanto a conexão incorreta como até mesmo um rompimento na extensão do cabo.


O que devo fazer?

- Verificar as questões das ligações dos cabos WUV ao driver e se não há nenhum rompimento em sua extensão, corrigidos estas questões o erro será solucionado.

13. Proteção para prevenir queima de MCU.

Recomendamos o uso de DPS, mas para que ele seja eficiente deve contar com um sistema de aterramento bem dimensionado: Um na StringBOX de entrada DC e um no circuito de boia (12VDC). Vale ressaltar que recomendamos instalar dispositivo de proteção sim, porém isso não garante que será 100% eficaz.


Precisa de uma ajuda adicional?


Entre em contato clicando aqui, ou abra um chamado conosco - abrir novo chamado.



    • Related Articles

    • Bateria para Energia Solar

      1. Posso utilizar uma Bateria Automotiva em um Sistema Solar? Isso não é recomendado. As baterias automotivas não são projetadas para fornecer energia da forma necessária para sistemas Off Grid de Energia Solar Fotovoltaica (que possuem descargas ...
    • Controlador de Carga Solar

      1. O que é um controlador de carga? Um controlador de carga é um dispositivo eletrônico usado em sistemas de energia solar para regular a carga de baterias, protegendo-as contra sobrecarga e descarga excessiva. 2. Por que é importante usar um ...
    • Painel Solar Fotovoltaico

      1. O Painel Solar funciona se eu trocar ou retirar o conector original? Sim, o painel funciona normalmente e essa troca não interfere na garantia do equipamento. Só é necessário que os cabos estejam devidamente conectados para que ele opere. Saiba ...
    • Carregador de Veículos Elétricos

      1. O que é uma rede trifásica/bifásica/monofásica? Como identificar se devo adquirir um carregador baseado nessa informação? A diferença entre as redes é a sua composição, que normalmente podemos associar a quantidade de cabos. A rede monofásica é ...
    • Estrutura de Fixação

      1. Como escolher a estrutura de fixação? A estrutura de fixação deve ser escolhida de acordo com o local onde será instalado. Estrutura do Telhado Tipo de Telha Tipo de estrutura de Fixação Madeira Cerâmica Gancho Madeira Fibrocimento/Metálica ...