Bombas Solares - Perguntas Frequentes | NeoSolar

Bombeamento de Água com Energia Solar

1. Qual tipo de água pode ser bombeada com uma bomba solar?

Água de poços, lagos, represas, rios, açudes, etc. 

É importante que a água a ser bombeada seja a mais limpa possível. As bombas solares possuem certa tolerância a resíduos em suspensão, mas, caso os detritos estejam em alta concentração ou sejam de certo tamanho, eles poderão causar desgaste prematuro e corrosão no interior da bomba, fazendo com que o equipamento pare de operar.

  1. Saiba o que é uma bomba solar
  2. Entenda tudo sobre energia solar fotovoltaica 

2. Como funciona a garantia de uma bomba solar? E como deve ser feita a manutenção após esse período?

Durante o período de garantia, é permitida a troca de peças sobressalentes das bombas solares. Para demais tratativas, contate o nosso SAC.

Após o prazo de garantia, uma sugestão é que o usuário procure uma assistência técnica especializada em equipamentos de bombeamento convencional (Corrente Alternada), pois a construção das bombas solares é muito similar à construção das bombas convencionais.

Dentre os modelos comercializados pela NeoSolar, as bombas da Shurflo e Anauger possuem assistência técnica especializada e certificada no Brasil.

3. Posso usar um painel diferente do Kit de Bombeamento e manter minha garantia?

Sim, desde que esse painel solar respeite os níveis de tensão e corrente de seu equipamento. Para montagem de um sistema com painéis mistos, siga a mesma recomendação. Caso tenha dúvida, entre em contato com nosso SAC.

4. Quais cabos devo usar? Qual a bitola recomendada?

Recomendamos a utilização de cabos tipo PP ou paralelos, obrigatoriamente de cobre de boa qualidade e integridade.

Deve-se usar uma bitola de secção mínima nas instalações, calculando a seção com base na potência do sistema e seguindo a fórmula abaixo:
Fórmula Bombeamento Energia Solar

E, importante: a água a ser bombeada deve ser a mais limpa possível. 
As bombas possuem certa tolerância a resíduos em suspensão, mas, caso  os detritos estejam em alta concentração ou sejam de certo tamanho, eles poderão causar desgaste prematuro e corrosão do interior da bomba, fazendo com que o equipamento pare de operar.

Após o cálculo, deve-se escolher a bitola que chegar mais próximo do resultado, preferencialmente um pouco acima. No exemplo dado, o ideal seria uma bitola de 4mm².

Para facilitar esse cálculo, disponibilizamos uma calculadora interativa de bitola de bomba solar.

5. As bombas funcionam a seco e se desarmam sozinhas?

Existem bombas que possuem resistência para operar a seco e há também bombas que contam com uma maneira de verificar e desarmar a bomba para que não opera nessas condições.

Um exemplo de bombas que desarmam sozinhas são as bombas Samking, que possuem uma linha com drive de controle externo que acompanha um Float Switch (basicamente um sensor que irá detectar o nível de água. Assim que a água estiver abaixo do nível desejado, o drive desliga a bomba).

Outras bombas que não possuem esse recurso externo contêm internamente um sensor semelhante (que, assim que a água baixa da altura de captação da bomba, faz o aparelho desligar automaticamente). 

De forma geral não é recomendado que as bombas operem a seco para evitar o risco de sobreaquecimento. Além disso, deixá-la funcionando a seco utilizará tempo de vida útil do equipamento sem realizar o trabalho de bombeamento de água.

6. O que é altura manométrica? Como ela interfere na entrega de vazão da bomba?

A altura manométrica é uma unidade de medida de pressão tal como o Bar ou PSI, que relaciona a altura e a distância que a bomba solar terá de superar.

Cada metro em altura corresponde a um MCA (Altura Manométrica) e, a cada 10 metros de distância, temos um MCA (ou 10% da distância). Por exemplo: se tivermos uma bomba a 10 metros de profundidade do nível da boca do poço, e ela bombear a uma altura total de 40 metros da boca do poço em uma distância de 200 metros, teremos:

10+40+20(10% de 200)= 70 MCA

E, assim, chegamos ao resultado de 70MCA, que é a pressão que a bomba terá de superar para entregar a água.

Essa pressão interfere diretamente no desempenho de vazão do equipamento e os fabricantes fornecem uma curva ou tabela de operação, que nos mostra quanto cada bomba fornece em cada pressão em MCA.

No nosso exemplo iremos verificar a coluna de 70 MCA para calcular quanto cada bomba nos fornece de água por dia.
Tabela Altura Manométrica Bomba SolarExemplo de cálculo com altura manométrica (Fonte: Samking)


Seguindo os dados dessa tabela, podemos procurar uma bomba ou kit de bombeamento que corresponda à necessidade de cada instalação.


Precisa de uma ajuda adicional?

Entre em contato clicando aqui, ou abra um chamado conosco - abrir novo chamado.


    • Related Articles

    • Controlador de Carga Solar

      1. Qual a função do Controlador de Carga Solar? O controlador de carga solar funciona como a boia da caixa d’água. Assim como a caixa d'água fecha quando a caixa está cheia (para não transbordar), o controlador de carga controla a carga das baterias ...
    • Bateria para Energia Solar

      1. Posso utilizar uma Bateria Automotiva em um Sistema Solar? Isso não é recomendado. As baterias automotivas não são projetadas para fornecer energia da forma necessária para sistemas Off Grid de Energia Solar Fotovoltaica (que possuem descargas ...
    • Painel Solar Fotovoltaico

      1. O Painel Solar funciona se eu trocar ou retirar o conector original? Sim, o painel funciona normalmente e essa troca não interfere na garantia do equipamento. Só é necessário que os cabos estejam devidamente conectados para que ele opere. Saiba ...
    • Inversor Solar de Onda Senoidal

      1. Qual a diferença entre utilizar um Inversor de Onda Senoidal Pura e um de Inversor de Onda Senoidal Modificada? O inversor de onda senoidal pura se aproxima mais da forma de onda senoidal que é fornecida pela concessionária, podendo ser utilizado ...
    • Material Elétrico (Cabos e Conectores)

      1. Os cabos elétricos solares são diferentes dos cabos comuns? Sim, basicamente os cabos comuns têm uma aplicação distinta, então também possuem propriedades distintas. Os cabos solares, por exemplo, contêm um isolamento maior que os comuns e possuem ...